terça-feira, janeiro 15, 2008

O milagre dos Bad Taste Bears, ou a sociedade de consumo invadindo o quarto do escritor

Dentre muitas coisas que descobri na Europa uma vem me perseguindo. A despeito de catedrais faraônicas, idades médias, reis, rainhas e arlequins, há algo de sórdido nos reinos e nas democracias liberais da Europa: os Bad Taste Bears.
Vou me dar o trabalho de traduzir: são bonecos de ursos, de mais ou menos 15cm de altura, fazendo coisas de mal gosto. Vai do dedo no nariz à zoofilia, passando pelo sadomasoquismo, as torturas medievais e sátiras à ícones pops.
São produzidos pela Piranha Studios que, apesar do nome, não é uma concorrente da Daspu, mas uma empresa sediada em terras bretãs. Vale a pena conferir o site em www.badtastebears.com .
E aproveito para lançar a enquete: O que você mais gosta na Europa?

a) a Rainha (embora não pertença à Europa continental, é uma das poucas coroas remanescentes, ainda mais agora com a ascenção na França do jovem pop direitista Sarkozy)

b) A cidade de Pisa (responsável pelo eixo inclinado da terra e verdadeiro centro do mundo, onde apenas a torre mantém a posição vertical)

c) Paris (afinal, "nós sempre teremos Paris", como já dizia o galã Rick em Casablanca)

d) Portugal e Algarves (o que é Algarves????)

e) Os Bad Taste Bears (expressão única da contemporaneidade crítica robinhoodiana, apesar de custarem boas libras esterlinas)

f) Amsterdam (não lembro bem porque... mas era legal...)


Responda e faça comentários. O resultado será apurado nas próximas semanas.


P.S: Não, eu não estou ganhando por fazer merchandising no blog... por enquanto...

8 comentários:

Lívia disse...

Eu nunca fui a Europa... mas como sou uma pseudo-intelectual historiadora formada na UFF, me acho boa o suficiente pra comentar sobre algo que não conheço.

O que eu mais gosto da Europa sem dúvida é Londres. Feia, tempo ruim, gente com dente podre e mal humorada... mas sempre vou ter a visão romântica dos tempos do rock and roll...

Sim, eu ainda tenho (muitos) vestígios da minha fase groupie!

beijos!

Unknown disse...

Eu não acredito muito no conhecimento empírico. Acho que ler, ouvir dizer, contar e aumentar um ponto (ou um conto?), estão valendo mais nessa vida, sabe... Por isso votarei em Florença. Vale?

Anônimo disse...

Bom, eu não conheço a Europa, mas tenho certeza que nada é amis importante que Portugal e Algarves (o que é Algarves?), pois se não fosse Portugal, não estaríamos aqui agora falando português e esse blog não existiria.

Anônimo disse...

Hum... voto por Amsterdam.
Sei lá, voto somente.
Gostei mto do post.
Espero poder ler outros.
Beijos!

Anônimo disse...

HEHEHEHE...É AQUI???
AMO VC E TUDO QUE VC ESCREVE!
JA ESTOU PERDOADO???

Anônimo disse...

Descobri como posta aqui! eeeeeeh!
Por isso pode apagar a mesagem do orkut !!!!!

vota na letra F !!!!!!!!

Ainda não conheço tal antro, mas pelo meu regalo deve ser FODA! Ih, olha é com F também! rs

obs: Não dá para finalizar sem notar a ausência de mi querida españa ....
Assim a gente não consegue bolsa em Salamanca !!!!!
bjs

Anônimo disse...

Hum... Eu diria que o melhor da Europa (e isso vale apenas para a Europa ocidental setentrional) é a organização mecânica da sociedade.

Às vezes pode ser exagerada. As pessoas podem ser incapazes de atravessar uma rua sem carros com o sinal fechado.

Disso, os caras tiram o verdadeiro primeiro mundo. Tudo funciona. Pessoas de verdade vivem em cidadezinhas tão perfeitinhas como Seahaven (Truman Burbank, lembram?).

Anônimo disse...

Ops. Eu quis dizer que "As pessoas podem ser incapazes de atravessar uma rua com o sinal fechado, ainda que não haja tráfego algum de carros".